Atividade 2.0

Observações Realizadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

2j2tdo7.gif

5º Ano.
No dia 01 de abril de 2013 iniciei na Escola Estadual Marechal Rondon, localizada no bairro São Vicente à Rua Anaurilândia nº 642, cidade de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul a minha semana de estágio com as aulas de reforço, que teve como finalidade “reforçar” alguns conteúdos em que os alunos encontravam dificuldade. Neste dia estive das 07h:00 às 09h:00 com os alunos do 5º ano e das 09h:00 às 11h:00 com alunos do 2º ano, nas duas turmas foram realizadas atividades da língua portuguesa. No 5º ano iniciei a aula com a leitura do texto (“O joelho de Juvenal”), posteriormente solicitei que os alunos respondessem as questões de interpretação referente ao texto. Logo após foi solicitado que os mesmos produzissem seu próprio texto, e que neste eles abordassem algo referente a sua infância. Já no 2º ano iniciei a aula entregando uma história em quadrinhos recortada, e solicitei que os alunos colassem em seu caderno, ordenando de forma correta.Em seguida foi realizada a leitura dessa história.No segundo momento foi entregue uma atividade para que os mesmos completassem o nome das figuras usando somente as vogais. E para finalizar a aula foi desenvolvido um ditado.
Em ambas turmas é perceptível a dificuldade na leitura e na escrita, neste dia havia oito alunos do 5º ano e apenas quatro do 2º ano. Essas aulas foram uma ótima experiência, e através delas pude ter um conhecimento mais amplo de como deve ser desenvolvida as aulas no ensino fundamental.

2º Ano.
No dia 03 de abril de 2013 estive das 07h:00 às 09h:00 com os alunos do 5º ano e das 09h:00 às 11h:00 com alunos do 2º ano, nas duas turmas foram realizadas atividades de matemática. No 5º ano foi desenvolvido atividades como problemas contendo figuras geométricas,noção de tempo, onde trabalhei bastante com mês ,dia, semana, e horas e para facilitar a compreensão dos mesmos levei um relógio e assim também ajudar na resolução dos problemas. Já no 2º ano foi trabalhado atividades diversificadas com a adição, subtração e noção espacial.
Em ambas as turmas é notável a dificuldade de raciocínio lógico, e também a preguiça de pensar pois quando entreguei algumas atividades com problemas em que havia alternativas eles ficavam “jogando”, isto é tentando adivinhar qual era a alternativa correta sem ao menos se dar ao trabalho de pensar isso ocorreu principalmente no 5º ano.
Neste dia havia onze alunos do 5º ano e oito do 2º ano.Essas aulas foram uma ótima experiência, e através delasa pude ter conhecimento mais amplo de como deve ser desenvolvida as aulas no ensino fundamental.

3º e 4º Ano.
No dia 04 de abril de 2013 estive das 07h:00 às 09h:00 com os alunos do 4º ano e das 09h:00 às 11h:00 com alunos do 3º ano, nas duas turmas foram realizadas atividades de matemática. No 4º ano trabalhei diversas atividades envolvendo figuras geométricas, multiplicação, adição, subtração e ordem numérica. Já no 3º ano no decorrer da aula trabalhei atividades contendo figuras geométricas, multiplicação, subtração, adição e noção de tempo.
A turma do 4º ano possui uma grande dificuldade de raciocínio lógico e mesmo diante das dificuldades apresentam a falta de interesse por parte de alguns, já os alunos do 3º ano apesar das dificuldades demonstraram muito interesse em aprender, pois é uma ótima turma.
Neste dia havia nove alunos do 4º ano e dez do 3º ano.

3º e 4º Ano.
No dia 05 de abril de 2013 estive das 07h:00 às 09h:00 com os alunos do 4º ano e das 09h:00 às 11h:00 com alunos do 3º ano, nas duas turmas foram realizadas atividades de língua portuguesa. No 4º ano trabalhei com leitura, interpretação, e produção textual. Já no 3º ano trabalhei com leitura, interpretação produção de texto e junção de sílabas.
Em ambas as turmas e perceptível a dificuldade na leitura e na escrita, neste dia havia dez alunos do 4º ano e onze do 3º ano
Observação: Nas datas acima citadas, realizei um projeto de reforço com os discentes do segundo, terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental. Assim sendo não realizei o estágio de observação no primeiro ano do ensino fundamental, devido o fato do mesmo não estar inserido no mesmo projeto.

Visto - Abril/2013.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License