Atividade 03.

Análise da Realidade Escolar - Anexo 02.

avqxib.gif

A Escola Estadual Marechal Rondon está situada no bairro São Vicente à rua anaurilândia nº. 642, funcionando nos três turnos, atende alunos do Ensino Fundamental do ( 1º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (3º e 4º fase); atendendo aproximadamente 900 alunos. A escola possui sete alunos com necessidades especiais.
Em relação ao PPP da Escola Estadual Marechal Rondon possui sintonia com a LDB e os PCNs.Essa tem como missão interagir de maneira responsável na aprendizagem de seus alunos oferecendo-lhes condição de permanência, de um ensino de qualidade para que se transformem em cidadãos críticos e consciente e preparados para o exercício da vida profissional e para enfrentar os desafio do mundo moderno. Essa proposta possui clareza conceitual, coerência entre diagnóstico, objetivos, ações. E há uma viabilidade de execução da mesma.Esta possui formas de tratamento adequadas para problemas de disciplinas e normas de convivência, sendo que espera contar com o apoio dos pais na motivação dos filhos para o estudo. E que possam acompanhar os mesmos no aprendizado estimulando-os, fazendo ver a importância de prepararem-se para o futuro. A cobrança dos pais em relação ao desenvolvimento intelectual e social de seus filhos, com regular participação na escola dos mesmos.
A Escola possui os seguintes projetos desenvolvidos pela própria escola ou pelos professores: Semana da educação e Páscoa; Festa do dias das Mães e dos Pais; Festa Junina; Dia do Estudante; Semana do Folclore; Feira de ciências(ecologia e meio ambiente); Semana da Pátria; Projeto Indígena; Semana das Crianças; Dia do Professor; Projeto de Leitura; Projeto de Música; Formatura, Natal e Confraternização; Semana Nacional de Trânsito; Semana Nacional da Consciência Negra e Semana Nacional da Cultura Sul-Mato-Grossense. : A escola está centrada na tríade acesso- permanência- qualidade, e trabalhará pautada nesta filosofia dando livre acesso a todos buscando a permanência de todo que aqui estiverem inseridos, oferecendo-lhes um ensino de qualidade tanto no âmbito cientifico quanto na formação pessoal.Trabalhará o homem como um ser completo: corpo-alma-espiríto; onde lhes será transmitido conhecimento e informações as quais serão capazes de torná-los mais humanos, solidários, críticos, participativos, persistentes, conscientes de seus direitos e deveres, cientes de que são agentes históricos e que estarão escrevendo sua própria história.
A escola tem como Lema: ‘’Escola Projeto de Vida e Compromisso de Todos’’ e trabalha dentro deste eixo os temas solidariedade, inclusão, respeito mútuo, cuidado com o Meio Ambiente, Sexualidade, Drogas, campanha de solidariedade (arrecadação de roupas e alimentos) comemoração cívicas e atividades festivas (recreativas e esportivas). Em relação aos estudos de recuperação é uma estratégia de intervenção no processo de aprendizagem, de reorientação da aprendizagem desenvolvida pela escola, visando atingir o desempenho esperado do aluno. Os estudos de recuperação devem ser obrigatório e preferencialmente paralelo ao período letivo, a reorientação da aprendizagem deve ser reelaborada tão logo sejam diagnosticados problemas nas mesmas. A reorganização da aprendizagem do aluno pelo professor deve ser permeada de muito zelo e atenção por parte dos mesmos. A recuperação da aprendizagem ocorrerá de forma continua conforme a necessidade do educando. No que diz a respeito formação continuada, entende-se que a formação do profissional não se encerra na sua formação básica, mas sim, em estudos contínuos através de leituras, pesquisas individuais e estudos coletivos, que podem ser organizados em forma de cursos, mini-cursos, palestras, seminários, encontros, oficinas e outros. Mediante aos avanços tecnológicos e a rapidez das informações, a formação profissional tem exigido atualização continua para poder acompanhar o desenvolvimento de todos os segmentos sociais.
De acordo com o PPP desta escola a avaliação do processo ensino aprendizagem deverá ser feita, levando em consideração: o contexto do aluno; as múltiplas inteligências do aluno; as três áreas de formação:cognitiva, afetiva e psicomotora; as atitudes desenvolvidas: participativa, criativa, valorativa e produtiva; os níveis mentais de: elaboração, identificação, comparação, descrição, classificação e aplicação quanto ao grau de complexidade; o crescimento do aluno como todo (vertical) e não em comparação com os demais alunos (horizontal); os objetivos traçado pelo professor em planejamento; o compromisso com a aprendizagem.
Para os próximos anos a Escola Estadual Marechal Rondon almeja o acesso, à permanência a melhoria da qualidade do ensino oferecido aos educandos, tornando-os capazes de interagir na sociedade na qual estão inseridos e competir com igualdade ingresso ao mercado de trabalho e ingresso no Ensino Superior.Acredita que será uma escola reconhecida pela comunidade buscando a melhoria da qualidade do ensino oferecido através das práticas educativas, pelo trabalho em equipe, apresentado a comunidade escolar, dando apoio confiança aos alunos para que obtenham sucesso no futuro.

Visto - 18/05/2013.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License