Projeto - 2º (Grupo).

Primavera em Cena.

106fptv.gif

Tema: Primavera em Cena.

Justificativa:
O presente projeto tem o intuito de desenvolver diversas formas e métodos de se trabalhar a estação da primavera no âmbito escolar, atraindo o discente a vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona, visando resultados satisfatórios na aprendizagem dos educandos.
Objetivos:
- Geral:
O Projeto Primavera em Cena, tem como objetivo proporcionar momentos agradáveis e de grande proveito na vida dos discentes participantes, desenvolvendo também a importância da estação primavera na vida de cada cidadão que compõe a sociedade.
- Específicos:
- Identificar a importância da ‘‘estação’’ da primavera como importante fator na vida de todos.
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
- Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
Conteúdo:
Diferentes atividades inseridas nos seguintes conteúdos; A estação do ano Primavera em diversas atividades, nas seguintes disciplinas História, Geografia, Educação Física, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Artes e Música. Envolvendo recortes, cantigas, atividades pedagógicas, colagens, leitura, passeios e atividades físicas.
Metodologia:
- História: A professora, através de uma conversa informal, deve falar com os alunos sobre a estação da primavera, questionando se sabem quando a mesma acontece e quais são suas características. A seguir levar os alunos ao laboratório de informática, a fim de fazer uma pesquisa, sobre as utilidades que as flores ofereciam anos atrás até o dia de hoje. Após levar revistas e livros de recorte, para que os discentes encontrem imagens da respectiva estação, a fim de reconhecerem características da estação estudada, fazer a colagem destas imagens e a releitura escrita das mesmas no caderno.
- Geografia: Trabalhar como acontece a estação da primavera em diversas regiões, a seguir fazer um passeio com os discentes a uma floricultura, convidando os mesmos a observar a paisagem no percurso, a fim de observar a paisagem natural e a modificada, questionando as diferenças e onde encontramos elementos da estação primavera. Ao retornar a sala de aula dialogar com os educandos se eles já estiveram em outras outras regiões e se lá encontraram uma paisagem natural diferente da que podem observar na presente região.
- Educação Física: Será realizada a brincadeira coelhinho sai da toca, adapitada a situação, as crianças que seriam coelhinhos serão flores, sendo de diferentes espécies, para que as crianças recordem cada flor é cada criança, elas usaram máscaras das respectivas espécies (sendo que estas já teram sido confeccionadas na disciplina de artes).
- Matemática: Realizar diversas atividades que abordem a estação da primavera dentro da matematica. Ligar os números na ordem crescentes a fim de formar a imagem de uma margarida, pintar as flores de acordo com a quantidade indicada no vaso, ligar a quantidade de flores ao seu respectivo número. Com círlulos e outras formas geometricas, feitas com papel de revista, formar uma linda borboleta. Algumas destas atividades e outras estão disponiveis no site http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2012/09/atividades-pegagogicas-para-primavera.html .
- Lingua Portuguesa: Conversar com os alunos sobre a estação da Primavera, expondo a importância da mesma em nossas vidas, após explicar que trabalharão esse tema através da história ‘’O Girassol solitário’’, da escritora Sandra Diniz Costa. Após a leitura e a compreensão da história, a professora deve explicar que a história està em forma de texto com ilustrações, e tem como moral que apesar das diferenças e desavenças os amigos são indispensáveis, pois são um valioso tesouro. Após dividir os alunos em grupos de cinco e propor a eles que produzam uma história relaciona com a primavera, posteriormente o professor ira encadernar estes livros, a fim de fazer uma exposição dos mesmos junto de todos os outros elementos confeccionados nas demais disciplinas.
- Ciências: Em uma aula anterior solicitar que cada educando colete e traga para a escola uma flor já podada, uma muda ou sementes de flor, e um potinho. Já na aula seguinte dialogar com os discentes sobre as características que o clima e a natureza sofre devido a estação da Primavera. A seguir analisar junto da classe as flores, apontando as diferenças e semelhanças entre elas, após cada criança irá plantar sua flor em seu potinho, no decorrer das aulas todos irão observar o desenvolvimento das mesmas. Depois de todo este processo, confeccionar com os educandos um mural no papel manilha, fazendo a colagem de flores e escrevendo as características das mesmas, ao fim do projeto expor o mesmo.
- Artes: Levar uma caixa contendo diversos objetos, alguns que utilizamos e encontramos na primavera, e outros que não são úteis nem encontrados neste período. Após realizar uma dinâmica com os educandos, retirando os objetos e quetionando a eles se pertencem ou não a estação da primavera. Confeccionar junto dos alunos máscaras de diversas espécies de flores, sendo que os moldes das mesmas podem ser encontrados no seguinte site http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/09/mascaras-para-primavera-o-cravo-brigou.html. Fazer flores com garrafa pet, dobraduras em papel mache e camursa, esculturas em massinha de modelar e argila e pintura com tinta guache.
- Música: Exclarecer aos discentes que a principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras, a seguir trabalhar com os alunos as seguintes canções, Linda Rosa Juvenil, O Cravo brigou com a Rosa e Alecrim, ao fim do projeto fazer uma apresentação de todo o material confeccionado durante o mesmo, apresentar também as cantigas com as coreografias acima citadas.
Cronograma:
O projeto Primavera em Ação terá duração de uma semana.
Professores e demais pessoas envolvidas:
Serão envolvidos, professores regentes de todas as disciplinas trabalhadas, discentes e coordenação da instituição escolar.
Avaliação:
Será realizada através da observação dos professores regentes durante todo o decorrer do projeto, será visado também a participação, o comportamento e o desenvolvimento dos educandos sobre todas as atividades propostas no decorrer do percurso.
Referências Bibliográficas:
Professora Mestre em Educação Maria Inês Porto Contro,
http://cantinhoalternativo.blogspot.com.br/2008/09/projeto-primavera.html ,
http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/09/projeto-primavera.html e
http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm.
Visto - 03/08/2013.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License