Projeto - 1º (Individual).

Brincar é Aprender.

j8oeph.jpg

Justificativa:
Este projeto tem como objetivo principal evidenciar o papel da brincadeira
na aprendizagem, reconhecendo-a como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo do aluno, e como facilitador na assimilação de conhecimentos e na resolução de conflitos.
Objetivos:
Geral:
Proporcionar brincadeira de forma que a criança aprenda a seguir regras, experimentar formas de comportamento e socialização, descobrindo o mundo à sua volta. Para que assim no brincar com outras crianças, elas encontram os seus pares e interagem socialmente.
Específicos:
Desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e psicomotoras.
Reconhecer a importancia da socialização e da convivencia em grupo.
Estimular a atenção, a concentração e a imaginação e, por conseqüência, contribuir para que fique mais calma, relaxada e aprenda a pensar, estimulando a sua inteligência e autonomia.
Conteúdo:
Relaçao entre o passado e presente; características presentes em nossa região, coordenação motora; contagens, perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade e tempo; escrita e pronuncia das palavras; teatro; brincadeiras com o acompanhamento de músicas.
Metodologia:
Usando a brincadeira de forma espontânea e agradável faremos a introdução das disciplinas de forma que chame mais a atenção da criança e que a mesma passe a ter mais prazer em aprender.
História.
Pedir que perguntem aos seus pais quais brincadeiras costumavam brincar, como era feita essa brincadeira, e se a mesma ainda é usada nos dias atuais.
Geografia.
Identificar com as crianças quais são as brincadeiras mais conhecidadas da nossa região.
Educação Física.
Será desenvolvida brincadeiras em que a crianca possa desenvolver a coordenação motora como pular amarelinha, brincadeiras com cones e tracejados no chão.
Matemática.
Durante a brincadeira de pular corda a criança pode ser incentivada a realizar contagens de acordo com cada pulo que se é dado; perceber distancias que deve manter de cada ponta da corda, desenvolver noções de velocidade, conforme a corda é batida mais rápido ou mais devagar; duração, tempo quantos minutos ela consegui pular sem pisar na corda.
Língua Portuguesa.
Será realizadas brincadeiras de trava lingua, e brincadeiras de stop onde as crianças conseguiram aprimorar sua escrita e a pronuncia das palavras.
Artes.
Ao ouvirem a música História da cabana(xuxa), poderam encenar a história que é contada.
Música.
Será realizada brincadeiras com o acompanhamento de músicas como a dança da cadeira e estátua.
Professora envolvida:
Profª Msc. Maria Inês Porto Contro.
Avaliação:
A avaliação ocorrerá diariamente, de acordo com o desenvolvimento de cada um nas atividades propostas.
Referências Bibliográficas:
http://www.faedf.edu.br/faedf/Revista/AR01.pdf
http://aconversacompais.blogspot.com.br/2008/03/importncia-do-brincar-no.html
Visto - 30/05/2013.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License